Veja Paraná Mais Noticias: "A Noticia com qualidade"

A notícia com qualidade!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cesar Filho participa de debate na TV Sinal



A TV Sinal exibe esta semana o programa Assembléia em Debate, que contou com a participação do deputado estadual Cesar Silvestri Filho. Durante o programa, o jornalista Paulo Galvez falou sobre as mudanças pelas quais a Assembléia Legislativa do Paraná está passando e questionou o parlamentar sobre como pretende desempenhar sua função na Casa. Cesar falou da necessidade de se estimular investimentos no interior do Estado, para evitar o inchaço das principais regiões metropolitanas do Paraná. “A falência do interior é proporcional ao crescimento dos bolsões de pobreza das principais cidades paranaenses”, comentou. O Assembléia em Debate contou ainda com a participação dos deputados Marla Turek e Gílson de Souza, ambos do PSC, e da deputada Cantora Mara Lima (PSDB). O programa será exibido nesta sexta-feira (11), às 12h30, e no domingo, às 23h. A TV Sinal é transmitida pelo canal 16 da Net, canal 99 da TVA e pela Rede Mercosul, canal 21 UHF.

Cezar Silvestri inicia visita a escritórios regionais da Sedu‏



O secretário de estado de Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, iniciou uma série de visitas aos escritórios regionais da Sedu/Paranacidade. Na última sexta-feira, Silvestri esteve conhecendo as instalações e o corpo técnico do escritório regional de Guarapuava.

“É uma visita rotineira, para conhecer e conversar com toda a equipe, expor nossa forma de trabalho e também trocar experiência. Quero que todos que trabalham na Sedu e no Paranacidade saibam que podem ter na minha pessoa, além de um colega de trabalho, um amigo”, comentou.

Silvestri explicou que pretende visitar todos os escritórios regionais e, paralelamente as visitas, irá realizar, na Sedu em Curitiba, uma grande reunião de trabalho com membros de todos os escritórios. “O encontro servirá para trocar experiência e também definir prioridades e propostas para a condução das nossas atividades”, concluiu.
--
Assessoria de imprensa
Jornalista: Ricardo Tesseroli – MT 6334

VEÍCULO FURTADO É RECUPERADO PELA PM EM SANTA MARIA DO OESTE


Por volta das 16h45min, do dia 12.02.11, uma equipe de Policiais Militares do Destacamento de Santa Maria do Oeste recebeu uma denúncia anônima de que em uma boate haviam chegado quatro indivíduos, os quais teriam retirado duas armas de fogo e um alicate industrial de cortar cabos de aço do interior de um veículo camioneta Toyota Hilux e teriam escondido estes objetos em um dos cômodos da boate.


A equipe deslocou até a referida boate, porém os indivíduos não foram localizados, e com autorização de uma funcionária do local, foi realizada uma vistoria, sendo encontradas duas espingardas, sendo uma calibre 28 e outra calibre 22, e um alicate industrial, para cortar cabos de aço.
Posteriormente foi realizado patrulhamento e localizado a camionete na localidade de Rio Piquiri (município de Campina do Simão), e após verificação e consulta da placa, foi constatado que se tratava de uma camionete Toyota Hilux, furtada na cidade de Verê-PR.
Em seguida foi realizada a entrega das armas apreendidas, juntamente com o veículo recuperado na 14ª SDP, em Guarapuava.
Guarapuava, 14 de fevereiro de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme
Fotos: Destacamento de Santa Maria do Oeste.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Secretário de estado Cezar Silvestri e Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho participam de Inauguração


O Secretario de estado do desenvolvimento Urbano ( SEDU) Cezar Silvestri, Deputado estadual Cesar Silvestri Filho, acompanhados pela família participaram reinauguração da maternidade do hospital São Vicente de Paulo, que leva o nome de Eurípio Rauen, Avô de César filho e sogro do secretário Silvestri.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, pela primeira vez em Guarapuava, falou sobre a prioridade do Governo Beto Richa com a saúde dos paranaenses. Guarapuava é uma das cidades que terá novos investimentos, já que é carente de hospitais que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O deputado César Filho emocionado falou sobre a importância do Avô para aquela casa hospitalar, e, agradeceu em nome de toda a sua família a homenagem prestada. Disse que como parlamentar vai ajudar o hospital no que for possível, junto ao governo do estado, para que mais recursos sejam liberados.
Já o Secretario Cezar Silvestri, falou sobre o especial carinho pelo hospital São Vicente de Paulo. Relembrou do seu esforço para conseguir o credenciamento dos serviços de hemodinâmica ao sus, que tem salvado milhares de pessoas de Guarapuava e toda região. "Agora a luta para trazer Centro de Oncologia do Hospital São Vicente credenciada ao SUS, é uma das metas, já que ocupa uma das secretarias mais importantes do governo do estado, e que vai alocar recursos para que isso seja uma realidade, já que essa foi uma das principais propostas da minha campanha". Ressaltou.

A Senhora Isabel Rauen e Dr. Ubirajara Azevedo descerraram a fita inaugural que leva o nome de seu esposo Eurípio Rauen (in memória).

Também marcaram presença na reinauguração, Maria do Rocio Ribeiro Burko, Vereador Thiago Cordova (PPS), representando a Câmara Municipal de Guarapuava, Antonio França Araújo, Celso Goes, chefe da 5ª Regional de saúde de Guarapuava Vinícius Traiano, Reitor da Unicentro Vitor Hugo Zanete, Médicos: Dr. Gean Ricardo Nicareta, Estefan Negrão e corpo de enfermagem do hospital, entre outros.


Após a cerimônia o Secretario de estado do desenvolvimento Urbano ( SEDU) Cezar Silvestri, Deputado estadual Cesar Silvestri Filho e secretário da Saúde, Michele Caputo Neto participaram de uma coletiva com a imprensa.

http://www.facebook.com/album.php?aid=28681&id=100001546854511&l=4f2c596945

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Silvestri , Caputo e César Filho participam de inauguração em Guarapuava




O Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano Cezar Silvestri, participará, juntamente com o Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto e com o Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho da reinauguração da maternidade do Hospital São Vicente de Paulo, nesta quinta-feira (10), às 10h.
Caputo Neto aproveitará a visita à cidade para anunciar investimentos em Guarapuava e região. Já, Cezar Silvestri deverá se reunir com a equipe técnica da regional de Guarapuava da Sedu/Paranacidade.

Richa e Silvestri participam de Show Rural em Cascavel




Richa garante apoio ao produtor rural em visita ao Show Rural, em Cascavel

O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (9), durante visita ao Show Rural, em Cascavel, que a partir deste ano o governo do Paraná vai ser um grande parceiro dos produtores rurais de todo o estado. “A agricultura é a base da nossa economia e tem que ser tratada com olhar especial, com compromisso permanente e prático de garantir o apoio necessário para a produção agropecuária”, afirmou.


Promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, o Show Rural é um dos maiores eventos anuais do País de tecnologia voltada para o agronegócio. Richa destacou a importância do evento, que é considerado referência pelos avanços que tem proporcionado para o setor no Paraná e no Brasil. “É um motivo de grande orgulho para os paranaenses ter essa grande vitrine de novas tecnologias do agronegócio a serviço dos nossos produtores”, disse o governador, que visitou estandes de diversas empresas.

Financiamento à produção — Durante o Show Rural, o governador assinou um protocolo de intenções com o Banco do Brasil, para garantir o financiamento destinado a dar continuidade e ampliar políticas públicas gerenciadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Serão beneficiados programas de incentivo à produção agropecuária como o Trator Solidário, o Fundo de Aval da Agricultura Familiar, Irrigação Noturna, armazenagem de produtos agrícolas, pecuária leiteira, reflorestamento e produção orgânica, entre outros, mediante viabilização de financiamento por meio do Banco do Brasil.

Na solenidade, Richa destacou a importância de investir recursos para melhorar a vida de pequenos produtores e reforçar o agronegócio.

Os financiamentos terão como base as linhas do Sistema Nacional de Crédito Rural, com taxas de juros controladas, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp).

No estande do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o governador reforçou o compromisso que assumiu no Plano de Governo de retomar um programa de conservação de solos, tema deixado de lado por muitos anos no Paraná. O Iapar vai investir em pesquisas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento de uma agricultura conservacionista. Adubação verde, plantio direto e o uso de resíduos na agricultura também estão sendo apresentados no Show Rural.

Os estandes do Iapar apresentam também pesquisas relacionadas aos projetos de integração lavoura-pecuária e nas áreas de milho, feijão, café, arroz, mandioca e algodão.

O governo do Paraná está presente no Show Rural também com estandes do Instituto Emater, Administração dos Portos da Paranaguá e Antonina (Appa), Secretaria da Saúde, entre outros órgãos e empresas.

Obras — Na passagem por Cascavel, Richa e o secretário de Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, também assinaram ordens de serviço para obras de pavimentação asfáltica e recapeamento no bairro Periolo. O bairro é um dos 12 beneficiados por convênio entre o município e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que prevê um investimento de R$ 14,5 milhões, por meio do Paranacidade, e uma contrapartida do município. “São obras e melhorias que atendem mais de 25 mil moradores de Cascavel”, disse o governador.

Confira a galeria de fotos desta notícia:

Richa e Silvestri participam de Show Rural em Cascavel




Richa garante apoio ao produtor rural em visita ao Show Rural, em Cascavel

O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (9), durante visita ao Show Rural, em Cascavel, que a partir deste ano o governo do Paraná vai ser um grande parceiro dos produtores rurais de todo o estado. “A agricultura é a base da nossa economia e tem que ser tratada com olhar especial, com compromisso permanente e prático de garantir o apoio necessário para a produção agropecuária”, afirmou.


Promovido pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, o Show Rural é um dos maiores eventos anuais do País de tecnologia voltada para o agronegócio. Richa destacou a importância do evento, que é considerado referência pelos avanços que tem proporcionado para o setor no Paraná e no Brasil. “É um motivo de grande orgulho para os paranaenses ter essa grande vitrine de novas tecnologias do agronegócio a serviço dos nossos produtores”, disse o governador, que visitou estandes de diversas empresas.

Financiamento à produção — Durante o Show Rural, o governador assinou um protocolo de intenções com o Banco do Brasil, para garantir o financiamento destinado a dar continuidade e ampliar políticas públicas gerenciadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Serão beneficiados programas de incentivo à produção agropecuária como o Trator Solidário, o Fundo de Aval da Agricultura Familiar, Irrigação Noturna, armazenagem de produtos agrícolas, pecuária leiteira, reflorestamento e produção orgânica, entre outros, mediante viabilização de financiamento por meio do Banco do Brasil.

Na solenidade, Richa destacou a importância de investir recursos para melhorar a vida de pequenos produtores e reforçar o agronegócio.

Os financiamentos terão como base as linhas do Sistema Nacional de Crédito Rural, com taxas de juros controladas, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp).

No estande do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o governador reforçou o compromisso que assumiu no Plano de Governo de retomar um programa de conservação de solos, tema deixado de lado por muitos anos no Paraná. O Iapar vai investir em pesquisas voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento de uma agricultura conservacionista. Adubação verde, plantio direto e o uso de resíduos na agricultura também estão sendo apresentados no Show Rural.

Os estandes do Iapar apresentam também pesquisas relacionadas aos projetos de integração lavoura-pecuária e nas áreas de milho, feijão, café, arroz, mandioca e algodão.

O governo do Paraná está presente no Show Rural também com estandes do Instituto Emater, Administração dos Portos da Paranaguá e Antonina (Appa), Secretaria da Saúde, entre outros órgãos e empresas.

Obras — Na passagem por Cascavel, Richa e o secretário de Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, também assinaram ordens de serviço para obras de pavimentação asfáltica e recapeamento no bairro Periolo. O bairro é um dos 12 beneficiados por convênio entre o município e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que prevê um investimento de R$ 14,5 milhões, por meio do Paranacidade, e uma contrapartida do município. “São obras e melhorias que atendem mais de 25 mil moradores de Cascavel”, disse o governador.

Confira a galeria de fotos desta notícia:

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Trem de luxo será opção para turista que vier assistir à Copa -

  • Great Brazil Express, o primeiro trem de luxo do BrasilFoto: Divulga?/Serra Verde Express
A Ferroeste estuda parceria com a Serra Verde Express na área de turismo, para atender ao grande número de visitantes que Curitiba e o Paraná deverão receber durante a Copa do Mundo de 2014. A Serra Verde opera o Great Brazil Express, o primeiro trem de luxo do Brasil, e deve retomar as viagens no Estado neste ano.

Operadores de turismo avaliam que estrangeiros e moradores de outros Estados terão grande interesse em estender sua estadia para conhecer as belezas naturais do Estado. Entre as opções do trem estão os passeios pela Serra do Mar e a visita às Cataratas do Iguaçu.

A Serra Verde Express, empresa paranaense que opera o Great Brazil Express (GBE) em parceria com a Ferroeste, no trecho entre Guarapuava e Cascavel, acaba de confirmar que suas operações com o trem de luxo serão retomadas este ano, a partir de junho. Além do Paraná, a empresa de turismo ferroviário também explora os passeios do Trem do Pantanal (MS) e do Trem das Montanhas (ES).

PASSEIOS – No Paraná, o GBE recebe turistas estrangeiros para fazer o percurso de Curitiba até Morretes e Antonina, no litoral do Estado, no conhecido passeio pela Serra da Graciosa, e depois faz o trajeto do interior do Paraná, pelas linhas da Ferroeste, entre Guarapuava e Cascavel, de onde os passageiros são transportados, por rodovia, até Foz do Iguaçu.

O GBE está entre os três trens de primeira classe existentes no mundo. Os outros são o Ravos Rail (África) e o Trem da Índia, segundo o Wall Street Journal e o New York Times. O GBE, segundo informa a Serra Verde Express, passará a constar no catálogo oficial da Lufthansa, como produto do Brasil no programa One time in your life. O catálogo será lançado em Berlim, durante a Feira Internacional de Turismo, a maior do mundo, a partir de março.

1,3 milhão de estudantes voltam às aulas em todo o Estado



Cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede pública estadual iniciaram as atividades escolares na rede estadual nesta terça-feira (8). Ao abrir oficialmente o ano letivo no Colégio Estadual Altair Mongruel, em Ortigueira, o governador Beto Richa enviou uma mensagem clara a esses estudantes, a suas famílias e aos profissionais da educação do Paraná: a partir de agora, educação será prioridade absoluta no Paraná.

O fato de o ano letivo ter sido oficialmente aberto em Ortigueira simboliza essa preocupação com a educação. O município tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (0,620) e reúne escolas com baixos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A educação é o caminho mais seguro para a inclusão de pessoas que de outra forma podem ficar à margem das oportunidades. Por isso é fundamental investir nos municípios mais carentes”, disse o governador.

A realidade escolar em Ortigueira é marcada por problemas de estrutura física em praticamente todos os estabelecimentos de ensino. Parte do Colégio Estadual Altair Mongruel funciona num espaço apelidado pelos alunos de Carandiru. De acordo com o vice-governador e secretário de Estado de Educação, Flávio Arns, a intenção é mostrar para a sociedade a realidade da educação no Estado. “Educação é tudo e estamos aqui em Ortigueira, que é um município que precisa do apoio do governo estadual, para mostrar o nosso compromisso com os municípios que mais precisam”, disse.

O governador e o vice-governador anunciaram que uma nova escola de atendimento em tempo integral será construída no município. A meta do Governo do Estado é implantar 500 escolas em período integral até o ano de 2014. A construção da nova escola está será planejada em conjunto com a comunidade.



EXPECTATIVA – O clima é de expectativa entre os moradores de Ortigueira, cidade de 25 mil habitantes que fica a 247 km de Curitiba. Quase 65% dos moradores vivem na área rural, onde cultivam principalmente soja, milho e feijão.

A diretora da escola, Claudia Costa Cabral, afirmou que é importante ter um olhar diferenciado para a educação. “A vinda do governador à nossa escola simboliza o empenho do governo em mostrar que agora é a hora de melhorar”, comentou.

Os ares de mudanças também são esperados pela presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da escola, Jane Sartori: “Este ano temos a perspectiva de que haverá mais incentivo para que a família participe das atividades escolares”.

Adriana Moreira Daniel de Col é funcionária da escola há cinco anos e tem boas expectativas em relação à educação. “Acredito que este governo implantará mudanças para a valorização dos funcionários, além de novas contratações por meio de concurso público”, afirmou.

A pedagoga Tereza Banach de Goes espera que as dificuldades ainda existentes na escola possam a ser solucionadas com os investimentos do governo. “Temos problemas de infraestrutura, rotatividade de professores e falta de material pedagógico que, de alguma forma, afetam a aprendizagem dos alunos”, comentou, ao lembrar dos índices de evasão na escola.

Para o ano letivo de 2011 há previsão de matrículas de 1,3 mil estudantes no Colégio Estadual Altair Mongruel, onde atuam cerca de 80 profissionais da educação. O colégio funciona em três turnos e é o maior do município ofertando ensino fundamental e médio, além do curso de formação de docentes. Conta ainda com a sala de recursos, que atende alunos com necessidades especiais.

O município de Ortigueira possui 13 colégios estaduais e em 2010 atendeu mais de 2 mil estudantes dos ensinos fundamental, médio, educação profissional e educação especial.

Notebook da Sony anunciado na CES chega ao Brasil

Primeiro notebook da série Y é equipado com o também recém-lançado processador da AMD que integra placa de vídeo

iG
Vaio Y: o primeiro com processador AMD Fusion a chegar ao País

A Sony lançou hoje no Brasil o primeiro notebook da série Y, anunciada no início de janeiro durante a Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas (EUA). O produto é um dos primeiros com o processador AMD Fusion, que integra o chip E-350 Dual Core com a placa gráfica AMD Mobility Radeon HD 6310 Graphics, também lançado durante a CES. A empresa anunciou em janeiro que o produto seria vendido no País.

Apesar de grande capacidade de processar gráficos, principalmente de jogos e vídeos em alta resolução, o novo notebook da Sony possui tela de de LED com 11,6 polegadas e pesa 1,46 quilos. Ele oferece entrada HDMI, que permite conectar a máquina a TVs. O notebook possui teclado com teclas independentes, HD de 500 GB, 2 GB de memória e vem com Windows 7 e Office 2010 nas versões Starter. A bateria tem autonomia de 5 horas e meia, de acordo com a Sony, em condições de uso intenso.

De acordo com a Sony, a empresa lançará outros notebooks da linha Y durante este ano e, pode ser que alguns deles, utilizem os chips Sandy Bridge, lançados pela Intel durante a CES. "O uso do AMD Fusion não estará restrito à série Y", diz Glauco Rocha, gerente de produto da Sony para a linha Vaio no Brasil.

O produto já está disponível em lojas de comércio eletrônico e em algumas lojas físicas da cidade de São Paulo, mas, segundo a Sony, será distribuido para outros estados ainda em fevereiro. O notebook, disponível nas cores prata e pink, custa R$ 1.800.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Nota oficial – Secretaria de Estado da Educação



A Secretaria de Estado da Educação (Seed) fará, na segunda-feira, dia 7, um pedido de reconsideração das liminares emitidas pelo Tribunal de Justiça do Paraná que suspendem a classificação do Processo de Seleção Simplificado (PSS) para os cargos de professor e técnico administrativo.

A Secretaria reitera que necessita da contratação imediata de no mínimo 9.500 professores para iniciar o ano letivo de 2011 na terça-feira, dia 8, sem prejuízo algum para os estudantes atendidos pela rede estadual de ensino.

A Secretaria ressalta que os editais que regem o PSS foram construídos pela gestão anterior do governo do Estado.

A Seed ainda destaca que tomou todas as ações possíveis para realizar contratações de professores antes do início do ano letivo e trabalha para tornar mais estável o quadro de servidores da educação.

A meta da nova gestão da Secretaria é contratar professores efetivos aprovados no concurso público de 2007, com validade até março de 2012.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Detran afasta envolvidos em denúncia do Ministério Público




O Detran/PR determinou a suspensão preventiva das três clínicas credenciadas em Maringá, envolvidas na denúncia feita pelo Ministério Público que apurou irregularidades na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Ainda como parte das investigações, foram citados três funcionários do Departamento, já notificados sobre as punições. Um funcionário em cargo em comissão foi exonerado e os outros dois servidores públicos foram afastados preventivamente.

O diretor-geral do Detran Marcos Traad explica que esse procedimento é preventivo até a conclusão do processo. “O Detran tomou as medidas administrativas possíveis e necessárias no momento, em prol do interesse público”.

Foi instaurado processo administrativo que irá solicitar a suspensão preventiva de dois Centros de Formação de Condutores (CFC) envolvidos. A medida irá impedir a contratação de novos alunos, sem prejudicar os cursos que estão em andamento.

Governador ministro da Justiça formalizam parceria para combater o crime



O governador Beto Richa e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, formalizaram uma parceria para a realização de ações conjuntas de combate ao crime no Paraná. O acordo foi feito durante reunião no Palácio das Araucárias, em Curitiba, nesta sexta-feira (4), para discutir formas de integrar as políticas públicas estaduais e federais no combate à violência, à criminalidade e resolver questões como a superpopulação carcerária.

“Temos um planejamento de ações para combater o crime e a violência, com foco especial às drogas e a região de fronteira”, disse o governador. “Para nós, isso é uma prioridade e fico feliz em saber que teremos a mão estendida do governo federal para enfrentar esse grave problema”, afirmou.

Por determinação do ministro, um grupo de técnicos do ministério voltará ao Paraná na próxima semana para uma visita à fronteira com Paraguai e Argentina para verificar as dificuldades e criar um plano de combate à criminalidade na região.

Cardozo disse que é uma diretriz de governo o enfrentamento da violência e o combate do crime organizado. Ele afirmou que é necessário que os governos estaduais e federal desempenhem juntos essa tarefa. “É necessário integrar esforços na questão da segurança pública”, reforçou o ministro.

Gestão Integrada - O secretário da Segurança Público do Paraná, Reinaldo de Almeida César, apresentou um conjunto de ações e propôs a criação de um Gabinete de Gestão Integrada, com participação dos diversos organismos policiais e de inteligência, do Estado e da União, para nortear as ações de combate ao crime no Paraná. “O projeto terá apoio do ministério”, destacou.

O governador Beto Richa também entregou ao ministro um ofício requisitando ao ministro Cardozo e a presidente Dilma Rousseff o reencaminhamento ao Congresso Nacional de um projeto de lei para que o Paraná possa receber recursos para a construção de unidades prisionais.

Além do secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, e da secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, participaram do encontro a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o diretor do Departamento Penitenciário, Augusto Rossini, do diretor geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra, e do diretor geral da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Hélio Derenne.

Também estiveram presentes no encontro a senadora Gleisi Hoffmann, os deputados federais Alfredo Kaefer, André Vargas, Doutor Rosinha, Eduardo Sciarra, Fernando Francischini e Zeca Dirceu, e o deputado estadual professor Lemos.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Advogado de Ribas Carli tenta tirá-lo do juri popular



Lembra daquele deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho que atropelou e matou duas pessoas num acidente em 2009? Pois é, nada como ter recursos para pagar bons advogados. A defesa do cara quer evitar que ele vá a juri popular. Roberto Brzezinski Neto, advogado do ex-parlamentar, protocolou um recurso na última sexta-feira. Ele quer que Carli seja julgado pela justiça comum por ter cometido um crime de trânsito e não vá a júri popular.

Ribas Carli Filho é acusado de duplo homicídio. Segundo o inquérito, ele dirigia alcoolizado, a 160 km/hora, e com a carteira de motorista cassada. Se for a juri popular poderá pegar até 30 anos de cana। Caso o advogado consiga que ele seja julgado por crime de trânsito, a pela seria de no máximo 4 anos e e em regime aberto।

Sem fazer reformas, Sarney caminha para nova gestão



Prestes a assumir a presidência do Senado pela quarta vez, José Sarney (PMDB-AP) encerra nesta segunda-feira (31) sua atual gestão sem aprovar a prometida reforma administrativa na Casa. O Senado mantém velhos vícios, estrutura inchada, falta de controle de funcionários fantasmas, excesso de mão de obra terceirizada e de cargos de diretores, além de apadrinhados do senador e de colegas espalhados em gabinetes e secretarias.

Em 2009, Sarney prometeu aprovar uma reforma interna e entregar uma Casa "modernizada". "O Senado está cumprindo o que prometeu à nossa sociedade", afirmou, em plenário, no dia 29 de outubro daquele ano.

Era uma resposta à avalanche de irregularidades reveladas na época, crise que levou a dez pedidos de processo por quebra de decoro parlamentar contra o senador, Sarney se salvou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A turbulência passou e as mudanças administrativas andam a passos lentos. Por outro lado, os senadores ganharão um novo plenário após uma reforma - ainda não concluída - de R$ 5 milhões.

Anunciada com pompa, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada para propor mudanças estruturais no Senado. Recebeu, em um primeiro contrato em 2009, R$ 250 mil. Uma recontratação pelo mesmo valor foi anunciada no ano passado. Mas o projeto da entidade, que prevê corte nas chefias, entre outras medidas, não agradou a servidores e senadores. Foi alterado e está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


Em compensação, os funcionários que, em sua maioria, sempre apoiaram Sarney, ganharam novo plano de carreira em 2010. Perderam gratificações, mas tiveram salários aumentados em 25%, na média. A remuneração de um servidor pode chegar a R$ 24 mil. Na prática, ninguém perdeu dinheiro. O impacto desse reajuste deve ser de R$ 468 milhões na folha de pagamento de 2011, orçada em R$ 2,8 bilhões.

'Profundas transformações'

A presidência do Senado apresentou em dezembro um balanço em que comemora os dois anos de gestão de José Sarney à frente da Casa. No documento, o senador exalta o que chama de "profundas transformações". "Tivemos um aumento importante na eficiência da gestão da Casa, com racionalização das atividades e economia de recursos. O Senado está organizado, batendo recordes em quantidade e qualidade de serviços, livre de problemas funcionais, com um plano de carreira implantado e o projeto de reforma administrativa em fase de aprovação", disse Sarney, ao apresentar o material.

O balanço menciona a crise dos atos secretos e diz que o Senado tomou as devidas providências. Em relação à reforma administrativa, o documento afirma que o estudo é "fruto de exaustiva discussão, que envolveu servidores, a direção da Casa e os senadores". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Se as eleições fossem hoje em qual cadidato você votaría?

Galeria de fotos

Galeria de fotos
, Cezar Silvestri - Secretário de estado do Desenvolvimento Urbano

Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Central do Paraná, Brazil
Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. Tanto o vendedor melhor pago quanto aquele que raramente realiza uma venda possuem os mesmos talentos e recursos. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Tanto o escritor que mais vende quanto o que nunca publicou nada possuem o mesmo dicionário cheio de palavras para trabalhar. A diferença está no que eles fazem com o que têm. "Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que cada um de nós. Mas é a gente que deve fazêr acontecer, e é nós que temos que assumir o compromisso e fazer o que for necessário para atingirmos a grandiosidade de que somos capazes. Se temos o que é preciso. Façamos acontecer"!

Minha lista de blogs