Veja Paraná Mais Noticias: "A Noticia com qualidade"

A notícia com qualidade!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

José Richa Filho visita Guarapuava a convite de Cezar Silvestri e Cesar Filho


José Richa Filho, filho do ex-governador do Paraná, José Richa e irmão do pré-candidato ao Governo do Estado, Beto Richa, esteve, na última quinta-feira, em Guarapuava, acompanhando o deputado federal Cezar Silvestri e o presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho,  em uma séria de compromissos na cidade. 
“A presença do José Richa Filho em Guarapuava só fortalece a nossa aliança, e a aliança que temos com o grupo que dá apoio a pré-candidatura de Beto Richa ao governo do Estado”, destacou Cesar Silvestri Filho.
Durante a visita, entre outras atividades, José Richa Filho foi até a Unicentro, juntamente com Cesar Filho, onde participou da gravação de um programa de rádio e, após uma reunião de trabalho, esteve, ao lado do deputado Cezar Silvestri, no jantar em homenagem a Fioravante Fabiane, que recebeu, também na última quinta-feira, o título de cidadão honorário de Guarapuava.
 
Assessoria de imprensa – Dep. Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli – MT 6334
Contato: 42 3623 6586 – 42 9977 1656
Guarapuava - Paraná

Silvestri presenteia trabalhadores com cartilha informativa


Para comemorar a passagem de mais um dia do trabalhador, o deputado federal Cezar Silvestri, inicia, amanhã, a distribuição de uma cartilha que contém uma série de informações sobre os direitos dos trabalhadores. A cartilha auxiliará os trabalhadores no esclarecimento das principais dúvidas.
Com linguagem simples e bem elaborada, o trabalhador poderá tomar conhecimento de todos seus direitos e de como poderá proceder caso necessite de ajuda. “Na data em que comemoramos o dia do trabalhador, nada melhor do que presentear nossos trabalhadores com informações corretas para que ele fique ciente de todos seus direitos, conheça a legislação que o ampara e ainda possa saber quais medidas legais pode adotar caso venha a necessitar”, destacou Silvestri.
A cartilha trás ainda, diversas informações sobre contratos trabalhadores domésticos, adolescentes, estagiários e mulheres. “É uma cartilha voltada para o esclarecimento de dúvidas de todas as pessoas em idade economicamente ativa, desde os estagiários até quem já está a muito tempo na ativa”, frisou.
Na parte reservada a questões relativas a Justiça do Trabalho,  os leitores poderão conhecer toda a estrutura existente no país que trata dos assuntos relativos ao trabalhador e ainda ter noção de aspectos mais técnicos sobre a atuação de cada órgão.
A cartilha será distribuída, neste sábado, durante as atividades comemorativas ao Dia do Trabalhador e durante toda a semana, em estabelecimentos comerciais, empresas, indústrias e também nos sindicatos de representação da classe trabalhadora.

quinta-feira, 29 de abril de 2010


O deputado federal Cezar Silvestri (PPS) alertou para o caráter eleitoreiro da proposta do governo de criar, até o fim do ano, a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, que depende da aprovação de projeto de lei pelo Congresso Nacional que muda a legislação de defesa da concorrência.
“Na condição de ex-presidente e membro da Comissão de Defesa do Consumidor [da Câmara] sou favorável [a criação da secretaria], embora espero que não seja apenas mais uma jogada do governo em ano eleitoral para dar discurso à candidatura oficial ao Planalto”, advertiu Silvestri.
Na prática, o que o governo pretende é transformar o atual DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), que é subordinado ao Ministério da Justiça, em secretaria. A função do DPDC é fazer a interlocução com os 27 Procons do país e formular as políticas na área de defesa do consumidor. 
Para Silvestri, a proposta de criação da secretaria só será mesmo “pra valer” se a nova estrutura absorver por completo as atribuições que hoje são desempenhadas pelo DPDC. “Independentemente de ser deputado da oposição apoio qualquer ação para reforçar a defesa dos consumidores, mas neste momento é preciso ter muito cuidado com o discurso eleitoreiro”, diz o deputado.
DPDC

O DPDC coordenou, em 2009, junto com os 27 Procons, processos inéditos contra a Oi e a Claro por descumprimento de regras de atendimento aos consumidores. O departamento também constatou no ano passado que a megafusão Oi/BrT só fez aumentar as queixas dos usuários.
 
 
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656   -    42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

Silvestri faz pronunciamento na Câmara em homenagem a Elio Dalla Vecchia


O deputado Cezar Silvestri (PPS) fez um discurso, na tarde desta quarta-feira, durante a sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília, para homenagear o ex-deputado federal, Elio Dalla Vecchia, que faleceu na madrugada do dia 24 de abril, em Guarapuava.
Em seu pronunciamento, Silvestri destacou que Dalla Vecchia, “assinalou sua trajetória como homem público pelo extremo da austeridade e da honestidade”, frisou ainda que o ex-deputado era um homem honrado e digno, e que todos os seus familiares podem muito se orgulhar de sua conduta.
Silvestri lembrou de toda a sua trajetória política e também com funcionário público, enfatizando sempre as suas qualidades.  Num único mandato, Élio Dalla Vecchia preencheu uma longa ficha serviços na Câmara dos Deputados Federais, atuando em favor de grandes questões nacionais, nas áreas da educação e trabalhista”.
À familia, Silvestri deixou suas condolências e afirmou que o amigo, como sempre se referiu ao ex-deputado, deixa um legado de honestidade e caráter dentro da política. “Aos seus familiares posso afirmar com segurança que você amigo Élio deixou à sua esposa, aos seus filhos, aos seus netos e bisneto a maior herança que um homem de bem pode deixar”.

Confira na integra o pronunciamento do deputado Cezar Silvestri:

Senhor Presidente, Senhores Deputados e Deputadas.

Como disse o poeta Mário Quintana, em sua célebre frase “... Eles passarão... Eu passarinho”, todos nós temos a oportunidade de passar por este Mundo e deixar aqui alguma marca. Alguns simplesmente passam. Outros seguem como os pássaros e buscam o ponto mais alto – não por vaidade ou ambição, mas procurando atingir o topo da missão que lhe foi delegada pela Providência Divina.
Talvez esteja aí a maior tarefa de um ser humano: desafiar seus próprios limites e a exemplo dos pássaros, fazer a semeadura do bem e da fraternidade, para que a Humanidade possa continuar colhendo e desfrutando dos frutos da paz, da harmonia, da esperança, do bem-comum entre todos.
Élio Dalla Vecchia, ex-deputado federal no mandato 1990-1994, nos deixou na madrugada do último dia 24, no município de Guarapuava, Região Central do Paraná, após completar 82 anos de existência.
Ele assinalou sua trajetória como homem público pelo extremo da austeridade e da honestidade. Por mais de três décadas, trabalhou na agência da Receita Federal em seu município, chegando ao posto de chefia por merecimento e reconhecimento. Depois, como político, conseguiu imprimir a mesma conduta ao assumir a Secretaria de Finanças de seu município e, logo em seguida, elegendo-se deputado federal. Trouxe até esta Casa de Leis uma inestimável contribuição com sua experiência em matérias financeiras, combinando o jeito simples e humilde com o conhecimento técnico preciso.
Gaúcho de origem, nascido em 14 de março de 1929 em Arroio Bonito, distrito de Não Me Toque, município de Carasinho, filho de Ângelo Dalla Vecchia e Clarice França Dalla Vecchia, casado com Belkiss Gonzaga Dalla Vecchia, teve quatro filhos: Zeila Maria, Clarice Terezinha, Edson Luiz e Robson Ney. Com eles vieram os netos e bisneto.
 Trabalhou na lavoura, como empregado de serraria, até adquirir seu próprio caminhão para trabalhar por conta própria. Em 1949, ao chegar em Guarapuava, viu a oportunidade de constituir uma empresa no setor madeireiro em sociedade com os irmãos, ficando responsável pela contabilidade e tesouraria. Em 1953, fez concurso público e foi aprovado para o Ministério da Fazenda, trabalhando por 33 anos ininterruptos e passando por todos os postos até chegar ao nível de chefia. Formou-se em ciências contábeis na antiga Faculdade de Filosofia de Guarapuava e como arquivista do serviço público federal na Escola Superior de Administração Fazendária.
Em sua cidade, prestou um grande trabalho comunitário tornando-se presidente, secretário, tesoureiro de inúmeras entidades, clubes sociais, instituições educacionais e movimentos religiosos. Quando era chamado para um trabalho social – e invariavelmente, sempre era chamado – posicionou-se pelo saneamento financeiro e pela aplicação com severa austeridade do dinheiro, primando pela máxima utilização dos recursos.
Tive a honra e o orgulho de conviver ao lado da Sua Excelência, o Senhor Élio Dalla Vecchia. Primeiro, como vice-prefeito, no período de 1989 a 1990, quando ele aceitou o convite para ser secretário municipal de Finanças e em um ano promoveu o completo equilíbrio das contas do município, que estavam sensivelmente debilitadas. Depois em 1990, quando fui candidato a deputado estadual, tendo Élio Dalla Vecchia como companheiro de chapa. Uma “dobradinha” vitoriosa não só por ter vencido as eleições, mas, sobretudo porque representava o entrelaçamento entre duas diferentes gerações, imbuídas de um mesmo desejo: cumprir com honradez o papel para o qual foram eleitas.
Após ser eleito deputado federal, Dalla Vecchia decidiu transferir-se para Brasília com a esposa e filhos. Foi Titular da Comissão de Finanças e Tributação, da Comissão de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, da Sub-Comissão Permanente de Fiscalização e Controle da Comissão de Finanças e Tributação; Suplente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto: Suplente da Comissão de Relações Exteriores: Suplente da Comissão de Minas e Energia; Relator Parcial da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do anexo do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária no ano de 1992 e do anexo do Ministério do Trabalho e Previdência Social, no ano de 1993; Titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Titular da Comissão de Defesa Nacional; Titular da Sub-Comissão permanente de Combate ao Narcotráfico; Membro Titular da Comissão de Defesa e Luta contra o narcotráfico no Parlamento Latino Americano; Suplente da Comissão de Transportes; e Suplente da Subcomissão Permanente de Segurança Pública.
Num único mandato, Élio Dalla Vecchia preencheu uma longa ficha serviços na Câmara dos Deputados Federais, atuando em favor de grandes questões nacionais, nas áreas da educação e trabalhista. Foi relator do polêmico Projeto de Lei 340/1991, que dava direito aos trabalhadores de sacarem 50 por cento do Fundo de Garantia aos 30 anos de contribuição ou 60 anos de idade.
O então deputado foi um grande incentivador da busca de soluções para as dívidas dos Estados e Municípios.
Queria tornar obrigatório que obras públicas iniciadas num mandato tivessem continuidade no mandato seguinte e que os prêmios prescritos nas Loterias fossem revertidos para as entidades de assistência sociais devidamente reconhecidas pela legislação federal.
Já na década de 1990, previa a necessidade de os municípios terem contrapartida financeira pelos investimentos públicos realizados no setor elétrico, em localidades atendidas por concessionárias.
No plano local, Élio Dalla Vecchia pode e deve ser considerado como um dos grandes responsáveis pelo avanço do ensino superior na Região Central do Paraná, uma das áreas com grandes avanços econômicos, mas que se ressente de investimentos em infra-estrutura básica, em particular no desenvolvimento tecnológico.
Dalla Vecchia tinha essa percepção lá atrás, na década de 1990, ao lutar incansavelmente e conseguir para Guarapuava a infra-estrutura onde hoje funciona o campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste, responsável por aquilo que o ex-deputado tanto sonhava: o ensino superior e o ensino tecnológico como molas propulsoras do desenvolvimento.
O ex-deputado não descuidou do ensino básico e fundamental, levando escolas especiais, os chamados CAIC, ou da saúde, com recursos para construção de centros integrados. Do ensino agrícola, apoiando a criação de escolas de formação de piloto. Transformou seu cotidiano de trabalho procurando aproximar o Parlamento da realidade e das necessidades do povo. Foi homenageado e condecorado diversas vezes.
Deixo aqui registrado – Senhor Presidente, Senhores Deputados – o meu voto de pesar à família do nobre ex-deputado federal Élio Dalla Vecchia, sentimento este que certamente é compartilhado por todos os membros desta Casa de Leis, o qual ele soube representar com toda altivez e dignidade.
Élio Dalla Vecchia fez mais, muito mais, do que simplesmente “passar” por esta vida terrena. Tenho a mais absoluta certeza que ele está galgando novas alturas, como um pássaro que continuará a passarinhar, eternamente.
Parabéns amigo Élio Dalla Vecchia, principalmente pelo exemplo que deixou a todos nós. Exemplo de que é possível servir a sua comunidade e fazer política com seriedade e decência, voltando-se sempre ao bem comum.
Aos seus familiares posso afirmar com segurança que você amigo Élio deixou à sua esposa, aos seus filhos, aos seus netos e bisneto a maior herança que um homem de bem pode deixar.
Um nome honrado e digno que todos os seus familiares podem muito se orgulhar.
Muito obrigado.

Cezar Silvestri - Deputado Federal
 
 
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656   -    42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010


O deputado Cezar Silvestri (PPS) esteve reunido ontem, em Curitiba, com os reitores da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), para dar continuidade aos trabalhos para a implantação de um campus da universidade em Guarapuava. Além do parlamentar, participou da reunião a esposa do ministro do planejamento, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann. Silvestri convidou Gleisi, para que ela se interasse do projeto e pudesse somar esforços na luta por essa importante conquista para a região.

Desde que começaram as tratativas com a reitoria da UTFPR, Silvestri vem trabalhando em uma articulação intensa para conseguir que lideranças políticas de todo o estado se engajem no projeto. O deputado já havia conversado anteriormente com Gleisi sobre o assunto, no entanto, na tarde de ontem, ela pode ouvir da reitoria da instituição os trabalhos que já estão sendo feitos para trazer à universidade para a região centro-oeste do Paraná.
“A Gleisi é esposa do ministro Paulo Bernardo e uma pessoa muito próxima ao presidente Lula e do ministro da educação. Temos que somar forças, fazer um trabalho muito grande de articulação para que todos apóiem o projeto, por que assim sem dúvidas teremos chances muito maiores que ele seja aprovado”, destacou o parlamentar.

Na opinião de Silvestri, a reunião foi extremamente proveitosa. “Ela se propôs a trabalhar para que, após a conclusão do projeto, seja marcada uma reunião no Ministério da Educação, para que todo o projeto seja apresentado ao ministro”, enfatizou.

O deputado aproveitou também para agradecer a atenção dispensada pela presidente do PT paranaense ao projeto de Guarapuava. “Desde a primeira vez que conversamos, a Gleisi sempre se mostrou disposta a nos auxiliar, sabemos que o apoio dela e do ministro Paulo Bernardo é de fundamental importância, por isso só tenho que agradecer a ela pela disposição”, concluiu. --

Assessoria de imprensa – Dep. Cezar Silvestri

Jornalista: Ricardo Tesseroli – MT 6334

Contato: 42 3623 6586 – 42 9977 1656

Guarapuava - Paraná

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cesar Filho diz que Dalla Vecchia é exemplo para novas gerações

O presidente do diretório municipal do PPS, Cesar Silvestri Filho, lamentou a morte do ex-deputado federal Elio Dalla Vecchia. Segundo ele, uma das maiores homenagens que Guarapuava pode prestar a uma de suas mais antigas lideranças políticas, falecida no último sábado, aos 82 anos, é tornar realidade a conquista da Universidade Tecnológica.

Cesar Filho lembrou que Dalla Vecchia lutou pela conquista do terreno onde hoje se encontra o campus da Unicentro no Cedeteg. "Esta obra foi um dos primeiros passos para o fortalecimento do ensino superior em Guarapuava. Com infra-estrutura, a Unicentro teve condições de crescer e se firmar como pólo universitário, hoje em franco crescimento", observou ele.

Na campanha municipal de 2008, Dalla Vecchia apoiou abertamente a candidatura a prefeito de Cesar Filho. "Recebi este apoio com muito orgulho. Élio Dalla Vecchia pautou sua vida pública como um político honesto, trabalhador, virtudes que o acompanharam por toda a vida", destacou o presidente do PPS, lembrando que o ex-deputado era um respeitado técnico em finanças públicas e reconhecido pela austeridade no setor financeiro.

Cesar Filho disse que os exemplos deixados por Élio Dalla Vecchia contrastam com as denúncias de corrupção que povoam o noticiário político, que registram escândalos a todo momento. "Élio Dalla Vecchia foi uma pessoa humilde, mas de uma trajetória brilhante. Este é o legado que deve ser seguido pelas novas gerações, buscando os bons exemplos, para que possamos construir um futuro mais humano e mais fraterno", apontou.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri

Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334

Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586

www.deputadocezarsilvestri.com.br

Se as eleições fossem hoje em qual cadidato você votaría?

Galeria de fotos

Galeria de fotos
, Cezar Silvestri - Secretário de estado do Desenvolvimento Urbano

Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Central do Paraná, Brazil
Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. Tanto o vendedor melhor pago quanto aquele que raramente realiza uma venda possuem os mesmos talentos e recursos. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Tanto o escritor que mais vende quanto o que nunca publicou nada possuem o mesmo dicionário cheio de palavras para trabalhar. A diferença está no que eles fazem com o que têm. "Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que cada um de nós. Mas é a gente que deve fazêr acontecer, e é nós que temos que assumir o compromisso e fazer o que for necessário para atingirmos a grandiosidade de que somos capazes. Se temos o que é preciso. Façamos acontecer"!

Minha lista de blogs