Articulações de Silvestri começam a concretizar implantação do Campus da UTFPR em Guarapuava
A sociedade Guarapuava deu mais um importante passo para tornar realidade o projeto de implantação e um Campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) no município. Na última sexta-feira, 09, a convite do Deputado Federal Cezar Silvestri (PPS), estiveram em Guarapuava, o vice-reitor da UTFPR Paulo Osmar Dias Barbosa e o assessor de desenvolvimento acadêmico, Cion Cassiano Basso para iniciar a segunda etapa do projeto de implantação da Universidade, que é a escolha dos cursos e também para que seja dado início ao projeto que será levado ao Ministério da Educação.

Os representantes da Universidade e o deputado participaram de uma reunião realizada no Paço Municipal que contou com a presença do prefeito, Fernando Carli, diversos vereadores, entidades, imprensa e sociedade civil organizada. Após cerca de duas horas de explanações e discussão entre os presentes ficou estabelecida a criação de uma comissão que deverá, nos próximos dias, através de estudos, definir três sugestões de cursos para serem ofertados inicialmente pela UTFPR em Guarapuava. No projeto de implantação deverão ser sugeridos dois cursos em nível técnico e um em nível superior. O primeiro encontro da comissão acontece nesta segunda-feira, às 16h, na sala de reuniões da prefeitura.

Ao término do encontro, o deputado Cezar Silvestri classificou como muito proveitosa a vinda dos representantes da UTFPR para Guarapuava. “Estamos dando mais um passo rumo à realização desse grande sonho. Já conseguimos a palavra do prefeito de que o terreno para implantação do campus está garantido. Aloquei uma emenda de R$ 3 milhões para que tenhamos recursos para erguer os primeiros prédios. No entanto o mais importante é fazermos um bom projeto, para que seja aprovado e tenhamos a liberação do concurso público para contratar os profissionais, por que são eles que realmente farão a universidade existir”, destacou.
O parlamentar enfatizou também a união de todas as forças de Guarapuava para auxiliar na luta pela vinda da Universidade Tecnológica. “Fizemos essa reunião para escutar a comunidade, envolver todos, por que vamos precisar da união de toda a sociedade, todos os políticos, todas as forças da região. Esse projeto não tem dono, esse projeto não tem pai nem mãe. Esse tem que ser um projeto de toda Guarapuava”, frisou.

Na opinião do vice-reitor da UTFPR, Paulo Osmar Dias Barbosa, com o empenho do Deputado Cezar Silvestri e de toda a sociedade guarapuavana, fica mais fácil viabilizar a implantação do campus. “Encontramos aqui uma comunidade realmente interessada e líderes políticos que estão dispostos a abraçar a causa. Com isso a teremos condições de apresentar uma proposta bem fundamentada ao Ministério da Educação” destacou enfatizando que o caminho para a implantação do campus foi iniciado com pé direito. “Quando um projeto é sonhado por todos, se torna realidade. Volto para Curitiba com a impressão que temos uma comunidade que está com vontade de trabalhar e é justamente desse trabalho que depende o êxito do projeto”, concluiu.
--
Assessoria de imprensa – Dep. Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli – MT 6334
Contato: 42 3623 6586 – 42 9977 1656
Guarapuava - Paraná