Veja Paraná Mais Noticias: "A Noticia com qualidade"

A notícia com qualidade!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Silvestri Filho destaca que indefinição de Osmar Dias pode estar perto do fim

Silvestri Filho: aliança PDT/PSDB pode definir a eleição de governador no primeiro turno


O presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho frisou - durante sua participação semanal como comentarista político do programa O Assunto é Notícia, na Cultura AM -, que mesmo com toda a indefinição do senador Osmar Dias, a respeito de sua pré-candidatura, acredita que ele deverá aceitar a proposta do PSDB e se juntar a chapa encabeçada por Beto Richa, concorrendo assim a uma vaga ao senado.
“Cada semana vemos um novo capítulo dessa novela, mas que parece agora estar chegando ao fim. Acredito realmente que o senador Osmar Dias possa estar próximo de uma  aliança com Beto Richa, que como nós sabemos lidera todas as pesquisas de intenção de votos”, destacou.
O PSDB apresentou formamlente, esta semana, uma proposta de alinaça  para o PDT, oferecendo a vaga de vice e a vaga do senado. Por outro lado o senador Osmar Dias insiste em afirmar na imprensa que a sua pré-candidatura ao governo do Estado está posta. “O que se espera, é que na segunda-feira haja uma resposta definitiva por parte do senador Osmar Dias. A data coincide com uma grande festa que está sendo preparada para comemorar o aniversário do senador e existe muitas especulações de que ele irá se pronunciar oficialmente a respeito de sua decisão durante o evento”.
A festa, de acordo com o presidente do PPS, pode se transformar em uma grande pré-convenção. “Só não sabemos do que”, sublinhou, “Mas pelo que percebo, parece que essa aliança PDT/ PSDB pode mesmo se concretizar, o que polarizaria a disputa pelo governo entre o atual governador Orlando Pessuti e o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa. Se isso acontecer, a eleição para governador do Paraná, pode se definir no primeiro turno”, concluiu.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Turvo comemora 30 anos!

 
A Prefeitura Municipal de Turvo e sua comissão organizadora de eventos abrem, neste dia 11 de Maio, a partir das 19h e 30 min, na Praça 31 de Outubro, em Turvo, a II Festa de Maio em comemoração ao aniversário de emancipação do município. A Abertura Oficial contará com a presença do Prefeito Municipal Marcos Seguro, autoridades,convidados e a população em geral. Após a abertura haverá fogos de artifício e show com o Grupo Garotos de Ouro. A expectativa da prefeitura é superar o público do ano passado. O rodeio promete ser uma atração à parte : laço em duplas, provas de tiro de laço nas categorias adulto, piá, mirim e prenda, gineteada crioula, apresentação de rédeas e as respectivas finais. Outra atração para o público é o grande número de shows: Garotos de Ouro, Banda Eloá, Grupo Aquerenciado, Grupo Ventanas, Padre Edinaldo, Mara Lima, Raça Gaúcha, Grupo Gaitaço, Bruna & Karine e Paulo Henrique e Fabinho.Somado a tudo isto estará acontecendo no dia 14, sexta-feira, a II Cavalgada Ecológica Pinheiro Velho com saída do Faxinal Boa Vista e pouso na Fazenda Sovaco da Cobra. E no sábado 15 está previsto o II Passeio Off-Road Siga Turismo – Circuito Terra Indígena Marreca e Salto São Francisco. A saída será da Avenida 12 de Maio, às 9h e 30 min.Como aconteceu no ano passado, o ponto alto da festa será o almoço do Borrego no Rolete, prato típico do município, muito saboroso, que será feito por uma equipe especializada. Pedro Ivo Jeczmionski, secretário de Administração de Turvo e responsável pela organização do evento, afirmouque o cartão custará R$ 15,00 por pessoa, e dará direito a uma porção de borrego (de aproximadamente meio quilo de carne), uma porção de farofa, uma de arroz e salada. Lembrou também que é bom as pessoas levarem pratos e talheres uma vez que as porções serão servidas em descartáveis.
Confira a seguir a programação completa da Festa de Maio.


PROGRAMAÇÃO DE TURVO 30 | abril | 2010
II Jogos Abertos de Turvo – (30/04 a 09/05).
Modalidades: Vôlei, Xadrez, Truco, Dominó, Futsal, Dama, Tria, Basquete, Handebol e Tênis de mesa.
Local: Ginásio Frida Ricky Naiverth. E Ginásio Colégio Edite


11 | maio | 2010  Terça-feira
19h30m - Abertura Oficial Evento20h
- Show Pirotécnico20h30
- Sorteio Dia das Mães da ACET.
21h – Show Garotos de OuroLocal: Praça 31 de Outubro. 


12 | maio | 2010 Quarta-feira
8h - I Corrida Ciclística - Saída: Paço Municipal
9h30m - Ato Cívico - Local: Paço Municipal
10h - Encontro dos Cavaleiros - Local: Paço Municipal
10h - II Passeio Ciclístico - Saída: Paço Municipal.     
13h - Início das atividades da Rua do Lazer – Local: Av.12 de Maio
19h - Show com o Grupo Aquerenciado
20h - Show Grupo Ventanas – Local: IbemaLocal: Faxinal da Boa Vista - Capela São João Batista (Campo de Futebol)
20h – Show Padre Edinaldo e banda – Local: Praça 31 de outubro



13 | maio | 2010 Quinta-feira
8h - Caminhada da Saúde - Saída: Clínica de Reabilitação
9h às 17h - Projeto Ação Saúde – Local: Praça 31 de Outubro
19h30m - Show de Abertura com Vozes da Amizade – Local: ao Lado da Igreja Saudade Santa Anita
20h – Noite de Louvor - Pastor Takayama e Cantora Mara Lima (Show Gospel) – Local: Praça 31 de outubro
21h - Show com Grupo Ventanas – Local: ao Lado da Igreja Saudade Santa Anita.



14 | maio | 2010 Sexta-feira
14h - II Cavalgada Ecológica Pinheiro Velho Saída: Faxinal Boa Vista Pouso: Fazenda Sovaco da Cobra
17h - Abertura do Rodeio com Laço em Duplas Premiação: 40% arrecadação da festa Local: CTG Rincão do Pinhal
19h - Festival de Talentos e Apresentação da Banda Eloá Local: Praça 31 de Outubro



15 | maio | 2010 Sábado
7h - Continuação do Rodeio - Local: CTG Rincão do Pinhal
9h30m - II Passeio Off-Road Siga Turismo – Circuito Terra Indígena Marreca e Salto São Francisco Saída: Avenida 12 de Maio
13h - Inicio das Provas Tiro de Laço - Categorias: adulto, piá, mirim e prenda
19h - Classificação de Gineteada
20h - Apresentação de Rédeas
21h - Leilão de Cobertura
22h - Baile com Grupo Raça Gaúcha Traje Pilchado ou Esporte Fino Local: CTG Rincão do Pinhal.
 16 | maio | 2010 Domingo
7h - Continuação do Rodeio e das Provas de Laço
12h - Almoço Borrego no Rolete (levar talheres e pratos)
15h - Apresentação de Rédeas e Gineteada Crioula
15h - Inicio da Matinê
16h - Prova de Chasque e do Cepo
17h - Finais das Provas Tiro de Laço. Local: CTG Rincão do Pinhal
17h -  Show de encerramento com Grupo Gaitaço, Bruna & Karine e Paulo Henrique & Fabinho – Local: CTG Rincão do Pinhal. 

Milho e soja: produtores do Sul podem economizar até 50% em aplicação de fósforo


Correção progressiva torna solos suficientemente adubados e permite aplicações em menor quantidade

Juliana Royo
12/05/2010
O fósforo é um nutriente fundamental em várias culturas como a soja e o milho, muito populares no Brasil. Sem o nutriente, estas culturas não conseguem se desenvolver e a produtividade delas está diretamente ligada à quantidade de fósforo presente no solo. Como as terras brasileiras sempre foram muito pobres em fósforo, os agricultores se acostumaram a aplicar grandes quantidades do nutriente a cada safra. Só que, com o passar dos anos, as seguidas aplicações resultaram em um solo corrigido e mais bem preparado e o que se recomenda hoje, nas regiões ao Sul do País, é que os produtores façam análises de solo para saberem a real necessidade das suas terras e perceberem que podem aplicar o nutriente em uma quantidade muito menor do que a maioria pensa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Comissão define cursos e elaboração do projeto da UTFPR chega a reta final


De acordo com Cesar Silvestri Filho, para definir os cursos foram analisadas, a vocação da UTFPR, demanda, planejamento estratégico e aspectos regionais

Após mais uma reunião - realizada na tarde desta segunda-feira - a comissão criada para elaborar o projeto para a instalação de um Campus da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) em Guarapuava, está chegando a fase final dos trabalhos.  No encontro de ontem foram definidos nove sugestões de cursos que serão incorporados ao projeto.  Antes de ser divulgada, a proposta deverá ser analisada pelo Conselho Universitário da UTFPR. A expectativa é que, na próxima segunda-feira, quando deverá acontecer a última reunião da faze de elaboração, já se tenha a redação final do projeto que será encaminhado à reitoria da Universidade Tecnológica.
Todo o trabalho de redação e embasamento técnico do projeto está sendo feito pela Unicentro, através dos professores Fernando Franco Netto, pró-reitor de planejamento e Adnilson José da Silva, diretor de desenvolvimento universitário.  “Esse planejamento é feito a várias mãos, com riqueza de diversidade graças à quantidade e à perícia das entidades que participam do processo”, destacou Adnilson, enfatizando a celeridade dos trabalhos. “Uma proposta feita por várias entidades sempre demora um pouco, mas essa está se realizando de maneira acelerada”.
De acordo com o presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, membro da comissão, a definição dos cursos foi feita de forma democrática, levando em considerações questões técnicas, vocação regional e planejamento futuro. “Para fazermos uma boa escolha tivemos que analisar vários aspectos, entre eles, a vocação da UTFPR, voltada as áreas a de engenharia; análise de mercado e demanda; planejamento estratégico e também aspectos regionais”, frisou.
Silvesti filho enfatizou também que além dos aspectos técnicos é necessário que uma grande articulação política seja feita para auxiliar que o projeto que será apresentado à UTFPR e posteriormente ao Ministério da Educação, seja aprovado.  “Nesse sentido, o deputado Cezar Silvestri, que é do PPS, tem feito um trabalho muito grande, junto às lideranças políticas estaduais para fazer com que  todos nossos representantes em Brasília apóiem nosso projeto”, destacou.
A luta pela implantação de um campus da UTFPR em Guarapuava foi iniciada pelo deputado Cezar Silvestri ainda em 2009, quando o parlamentar se reuniu com a reitoria da Universidade.  Depois de diversas conversas e duas reuniões realizadas em Guarapuava para discutir o assunto, foi criada uma comissão de trabalhos para elaborar o projeto de implantação do curso. A próxima reunião da comissão acontecerá na segunda-feira dia 17.  

segunda-feira, 10 de maio de 2010

PPS de Guarapuava defende “choque de gestão” para combater as drogas



O crack e demais problemas relacionado às drogas tomaram conta das principais discussões durante o encontro suprapartidário do PPS realizado no sábado, 08,  no Atalaia Palace Hotel. A reunião, contou com explanação da presidente da Desafio Jovem Agata de Guarapuava, Sonia Zanelatto e palestra do psicólogo e professor universitário, Dionísio Banaszewski, sobre Crack e drogadição.
Banaszewski enfatizou durante sua fala, que é preciso um “choque de gestão” no combate as drogas. Segundo ele, é necessário que se invista maciçamente em políticas públicas em três níveis: prevenção, combate a usuários iniciantes e recuperação dos viciados. 


“Temos que falar muito das drogas, discutir o assunto e implantar políticas públicas que tenham como base o processo de prevenção, iniciando na escola, associada à família e sociedade. Na sequência, temos que ter uma gestão forte para combater o uso intermediário da droga, com orientação adequada e o tratamento efetivo. O terceiro ponto, é a reinserção dessas pessoas na sociedade”, destacou o psicólogo enfatizando que o poder público deve ser o gestor, o órgão que vai colocar as políticas publicas em ação . “Poder público tem que acordar e fazer alguma coisa, por que até agora não está fazendo nada. Existem poucas ações executas e essas são casos isolados”, afirmou.
A visão do psicólogo da política do choque de gestão é compartilhada pelo presidente do PPS de Guarapuava Cesar Silvestri Filho. 
"Inércia do poder público em relação ao combate as drogas preocupa Cesar Silvestri Filho"
“Não aceito ver uma cidade onde o poder público não reconhece o problema das drogas. Temos entidades sérias em Guarapuava que desenvolvem um trabalho fabuloso no combate as drogas, mas elas estão sozinhas, não recebem nenhum tipo de apoio do poder público. A prefeitura não é parceira dessas entidades, não se importa com o problema”, enfatizou.
Para Silvestri filho, a questão das drogas precisa ser combatida com uma atuação firme, mas infelizmente, nada está sendo feito na cidade para ajudar os jovens. “O município finge que o problema das drogas não é com ele. É necessário enfrentar o problema, colocar o dedo na feriada e agir, mas infelizmente não é isso que vemos em nossa cidade. Enquanto não é feito nada, uma geração inteira está tendo seu desenvolvimento comprometido por causa das drogas”, complementou. 

Além das drogas, Silvestri filho ressaltou que inúmeros outros problemas graves da sociedade estão esquecidos pela prefeitura. “Falamos também da falta de creches, parece outro assunto completamente diferente, mas se formos fazer uma análise podemos ver que tudo está interligado, e nada está sendo feito”, concluiu
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656   -    42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

Silvestri Filho condena falta de creches e diz que prefeitura age com descaso


 Em Guarapuava, 2000 crianças estão fora da escola
 
O presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, classificou como “descaso” e “um absurdo” a falta de vagas em creches e pré-escolas que penaliza quase 2.000 crianças no Município. Segundo ele, é dever da Prefeitura garantir o atendimento dessas crianças, e não deixar que o problema chegue à alçada do Ministério Público, que, por desatenção da Administração Municipal, obrigou-se a entrar com medidas judiciais para impedir que milhares de famílias continuem sendo prejudicadas.
Cesar Filho usou o seu quadro dentro do programa  Atividade Parlamentar deste sábado (8) na Rádio Cultura AM para comentar essa situação, enfatizando que a carência de investimentos nessa área atinge não somente as crianças, mas toda a família. “Há mães que não conseguem trabalhar porque não têm onde deixar os filhos”, alertou. “É um descaso, falta total de compromisso e carinho com as crianças e as mães de nossa cidade”, destacou.
Na justificativa ao Ministério Público, o prefeito Fernando Ribas Carli, através de seus advogados, coloca o seguinte argumento: “É decisão exclusiva do prefeito decidir em que área deve ou não investir.”
Isto, no entendimento de Silvestri Filho, é uma confissão de culpa. “Estão admitindo que por decisão do prefeito, ele, o prefeito, não está investindo nas crianças”, observou, para acrescentar: “Não estão investindo por que não querem. Isso é lamentável”.
Cesar Filho destacou ainda a discrepância existente no Município, onde estão sendo gastos milhões de reais em obras de aparência ou em propaganda na TV, quando milhares de crianças estão sem creche. “Isso nos faz pensar em qual Guarapuava queremos construir: a Guarapuava da aparência ou da qualidade de vida? A Guarapuava do parecer ser, ou a Guarapuava do ser humano. Essa é a pergunta que fica, que tipo de cidade queremos: a Guarapuava para que os turistas vejam ou a Guarapuava para nós vivermos. Por qual caminho nossa cidade está indo?”, questionou.
Na opinião do presidente do PPS, entre todos os erros cometidos até agora pela administração municipal, este é o mais grave.  “É imperdoável deixar nossas crianças abandonadas, sem cuidado. Não podemos admitir”, concluiu.
 

ENTENDA A AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Justiça diz que “direito básico”
das crianças está sendo negado

Depois de diversas tentativas para resolver a questão  da falta de vagas em creches, de forma administrativa, a Promotoria de Justiça de Infância e Juventude de Guarapuava ajuizou ação civil pública, em dezembro de 2009, na qual cobrava, liminarmente, 1.997 vagas e, no mérito, o desenvolvimento de um plano de gestão municipal a ser desenvolvido nos próximos cinco anos para que esse déficit na educação infantil seja zerado.
Em decisão proferida em 12 de fevereiro deste ano, o Juízo da comarca acatou parcialmente os pedidos, determinando que, em 180 dias, de forma gradual, seja suprida essa demanda inicial de 1.997 vagas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil – mas o Município recorreu. Em alguns dias o Ministério Público deve oferecer impugnação.
“Aguardamos a definição do caso para os próximos meses”, afirma o promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, responsável pela ação. No processo, ele sustenta que as crianças de até 6 anos de Guarapuava estão tendo negado o direito constitucional à educação básica, além de prejudicadas, sobretudo as mais carentes, pela falta assistencial do atendimento proporcionado na creche e pré-escola. Destaca ainda que, também conforme a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a destinação de verba para investimentos na área é prioritária.

Na ação, o Ministério Público destaca:
“Estudos e pesquisas estão a demonstrar que as crianças que não têm acesso à creche e pré-escola, notadamente quando oriundas de famílias de baixa renda, apresentam déficit nutricional e de aprendizagem, ingressando no ensino fundamental – e na própria vida – em condições de desvantagem em relação às demais. Ademais, tendo em vista que estas mesmas famílias carentes, enquanto os pais trabalham, naturalmente não têm condições de contratar “babás” ou pessoas habilitadas que tomem conta de seus filhos, as crianças que não têm acesso à creche e pré-escola acabam por permanecer, durante o dia, trancadas sozinhas em suas casas e/ou em companhia de irmãos mais velhos (que não raro têm de abandonar os estudos para delas cuidar) ou outras pessoas desqualificadas, ou ainda acompanhar seus pais em seu trabalho, ficando em qualquer hipótese expostas a um gravíssimo risco que, na forma do disposto no art.70, da Lei nº 8.069/90, todos – e em especial o Poder Público (e na sua omissão o Poder Judiciário) – têm o dever de evitar.”


 
Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656   -    42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

Se as eleições fossem hoje em qual cadidato você votaría?

Galeria de fotos

Galeria de fotos
, Cezar Silvestri - Secretário de estado do Desenvolvimento Urbano

Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Central do Paraná, Brazil
Quase não existe diferença visível entre o atleta vencedor e o que chega por último. Ambos possuem o mesmo número de músculos para trabalhar. Ambos jogam com as mesmas regras e usam equipamentos semelhantes. Porém, o vencedor é o que tem a determinação de vencer. O vencedor é aquele que faz o que é preciso, treina dia após dia, esforça-se um pouco mais a cada treino, é capaz de visualizar sua passagem pela linha final à frente do resto. Tanto o vendedor melhor pago quanto aquele que raramente realiza uma venda possuem os mesmos talentos e recursos. A diferença está no que eles fazem com o que têm. Tanto o escritor que mais vende quanto o que nunca publicou nada possuem o mesmo dicionário cheio de palavras para trabalhar. A diferença está no que eles fazem com o que têm. "Ninguém é mais nem menos equipado para o sucesso do que cada um de nós. Mas é a gente que deve fazêr acontecer, e é nós que temos que assumir o compromisso e fazer o que for necessário para atingirmos a grandiosidade de que somos capazes. Se temos o que é preciso. Façamos acontecer"!

Minha lista de blogs